quarta-feira, 2 de julho de 2008

O educador bem sucedido

O texto “O educador bem sucedido” é de autoria de José Manuel Moran relata a forma de como em situações semelhantes alguns educadores podem se tornar bem sucedidos e outros não.
Tem como característica de um educador bem sucedido é a capacidade de se relacionar com os alunos, demonstrando confiança no que ele desenvolve, conseguindo uma sintonia mútua entre professor e aluno. Outra forma de conquistar o aluno é demonstrar interesse por eles, conquistando assim sua confiança antes de começar uma nova etapa.
A forma como o professor se comunica com seus alunos é de suma importância para uma boa relação. Os alunos estão atentos no que o seu professor fala e no que ele faz. O professor deve agir com ética, sendo que ele é visto como uma pessoa de forte influência.
O sucesso pedagógico corresponde a competência intelectual que é a facilidade de estabelecer um vinculo com os alunos, mostrando a eles que temos conhecimentos de assuntos e que esses mesmo são de interesse de todos.
Todo aluno gosta de aulas dinâmicas, professores que tragam assuntos interessantes e atuais, forma de ensino diversificados, técnicas de aprendizagem inovadoras, sendo que isso conquista qualquer aluno.
Outra ferramenta para uma boa comunicação com os alunos é a forma que o professor se comunica, deve ser de forma clara e de fácil entendimento, possibilitando assim uma boa compreensão, a comunicação pessoal que corresponde a fatos e histórias, a comunicação afetiva que compreende ao gostar de algo e fatos comuns entre pessoas. A tecnologia é também um fator que pode aproximar professor e aluno.
Como o próprio autor cita é que cada educador não precisa ser perfeito, mas deve buscar atender as situações que lhe aparecem, sempre buscando evoluir, ensinando e aprendendo. E um educador bem sucedido tem a capacidade de envolver e de estimular as pessoas.

http://www.eca.usp.br/prof/moran/educacao.htm